Força para o cansado! - Por: Marcos Lima

 


    “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” (Isaías 40:29).

Não sei se você tem tido a percepção de que estamos vivendo num mundo onde as nossas forças parecem que são sugadas todos os dias. Parece que chegamos tantas vezes no nosso próprio limite, e somos levados a acreditar que aquele extremo é o último lugar a que chegaremos na nossa caminhada. Na verdade, parece que a cada instante o mundo está caindo ao nosso redor e, por isso, nos sentimos incapazes, impotentes, limitados e entregues à nossa própria sorte.

O inimigo trabalha todos os dias e utiliza quase sempre a mesma estratégia de nos levar a lugares áridos sem nenhuma vida ou possibilidade de recomeço. Satanás, desde que se tornou Satanás, não tem feito outra coisa, a não ser tentar nos levar ao nosso limite de existência. Não raras vezes, nos sentimos solitários no meio deste universo imenso. Olhamos para a direita e para a esquerda e não encontramos nenhum rosto conhecido e ninguém que nos consiga mostrar a saída deste labirinto infinito chamado existência. Para onde correr, se em todas as direções não há nenhuma expectativa? A quem pedir socorro se não reconhecemos em nada, nem em ninguém, o poder para nos dar livramento?

Ao ler as considerações acima, talvez você que ainda não estava desesperado tenha começado a ficar. No entanto, o propósito era exatamente mostrar que, sem Deus e o auxílio do Espírito Santo nesta terra, estamos num navio sem capitão, num avião sem piloto, num carro sem motorista, num trem sem maquinista. Se não contarmos com a presença do Senhor em nossas vidas não estaremos longe de uma religião ou religiosidade, mas longe de qualquer expectativa de livramento, acompanhamento e vida com abundância. Em todo tempo, sempre foi terrível viver longe de Deus, porém nos últimos dias parece que essa necessidade de proximidade do Criador tem se intensificado devido à escalada do inimigo em tentar estabelecer o seu reino. São dias de batalhas e lutas ferrenhas. Não haverá trégua em todos os aspectos de nossas vidas; pelo contrário, quanto mais se aproxima o fim de todas as coisas, mais tenso e pesado vai se tornando a vida, e em alguns casos, até a sobrevivência.

Entretanto, tenho uma boa notícia para você... O profeta Isaías, tendo visão de toda essa penosa luta para viver, abre o seu olhar e enxerga algumas realidades maravilhosas acerca daqueles que servem ao Deus dos deuses. Ao ver o cansaço do seu povo, o profeta os anima e diz:

— O Deus que nós servimos é o Deus que dá força ao cansado.

Cansado em todos os aspectos da vida humana; seja emocional, física ou espiritual. O Senhor tem poder para dar força àquele que se aproxima Dele. Os dilemas da vida são superados, mesmo diante das nossas fraquezas, quando olhamos para o Senhor, nos aproximamos Dele e reconhecemos toda a nossa impossibilidade de continuarmos sozinhos. Quando chegamos ao limite de nossas forças, é o momento do Senhor entrar com a Sua mão de poder e nos dar o ânimo que estamos precisando. Não fiquemos jogados à beira do caminho achando que tudo já se foi e que todas as possibilidades pereceram. Ainda nos resta uma esperança: o Senhor opera milagre e nos traz à tona para respirarmos novamente.

Muitas pessoas, quando chegam aos sessenta, setenta ou oitenta anos, dizem que não têm mais nenhum vigor, pois a sua juventude já se foi e agora o único fim a ser aguardado é a morte. E, pensando dessa maneira, muitas pessoas entram em depressão, pois não conseguem ver nenhum horizonte à sua frente, vivem apenas por viver. Mas a promessa do Senhor é de trazer vigor novamente às nossas vidas. Para Deus, não importa se você tem vinte ou cento e dez anos, Ele tem poder para fazer brotar novamente a árvore que está caída, virando pó. Deus nos leva a lugares muito mais gloriosos e faz as nossas vidas terem sentido de verdade. E quando, por algum motivo, nos prostrarmos à beira do caminho, Ele nos fará levantar novamente e renovará as nossas forças.

Não se iluda, somente em Deus há poder para nos levantar do pó e das cinzas e multiplicar as nossas forças!

 

Comentários

Postagens mais visitadas