Como agradar a Deus durante a minha juventude? Por - Lúcio Carlos
“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.”
Salmos 119:9
Sabemos que, como servos de Deus, devemos agir sempre com o objetivo de agradar a vontade do Pai, de forma que a nossa fé em Cristo seja demonstrada a partir da nossa boa maneira de agir e viver. Como nosso guia de procedimentos diários, temos a Bíblia Sagrada. Dessa forma, para conhecermos a vontade e os princípios de Deus, bem como suas orientações para uma vida feliz, devemos procurar estudar a Palavra e aplicar seus ensinamentos em nosso cotidiano. Em um mundo com ideologias contrárias aos princípios cristãos, torna-se cada vez mais difícil se manter fiel e obediente aos mandamentos de Deus. No entanto, devemos pedir a graça e a sabedoria do Espírito Santo para termos um proceder de acordo com a vontade divina.
Nesse sentido, a Bíblia elenca uma série de ensinamentos, bem aplicáveis no nosso dia-a-dia. Hoje serão ensinados dois ensinamentos muito importantes:
1) Devemos evitar a companhia de pessoas que nos levam a práticas pecaminosas.
“Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos. Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.”
(Provérbios 23:19-20)
Muitas vezes, é comum que os jovens sejam bastante influenciáveis pelo meio em que vivem, pois querem ser bem-quistos e aceitos em nosso círculo social. Para obter tal aceitação perante um grupo que julgam como “descolados”, os mancebos passam a exibir os mesmos padrões de comportamentos dos demais membros desta comunidade. O grande problema disso é que, muitas vezes, as tendências populares no mundo jovem atual estão baseadas em vícios, como a bebida, as drogas e o cigarro.
Nesse sentido, para permanecermos firmes nos caminhos de Deus, devemos evitar amizades que nos induzam ao alcoolismo, ao uso de drogas e a prostituição, pois, mais cedo ou mais tarde, poderemos ceder a essas ofertas e tentações. Devemos, então, procurar amigos que nos aproximem de Deus. As pessoas que nos aproximam do Pai são aquelas que compartilham os ensinamentos bíblicos conosco, que oram continuamente por nossas vidas, que sempre tem palavras de fé e incentivo e que nos advertem quando estamos desagradando a Deus. São essas pessoas que devemos nos cercar e conviver de maneira mais íntima.
2) Devemos ser obedientes aos nossos pais.
“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.”
Colossenses 3:20
As filosofias de vida modernas cultuam a rebeldia e a irreverência a padrões e regras pré-estabelecidas. As ideias de independência e de autossuficiência soam bem interessantes para os jovens, pois os induzem a pensarem que “não devem satisfações a ninguém” e que podem fazer aquilo que bem entenderem como certo. No entanto, não é assim que a Bíblia Sagrada pensa. A Palavra de Deus nos ensina que devemos obedecer aos ensinamentos de nossos pais, bem como respeitá-los e honrá-los. Ademais, as Escrituras prometem vida longa àqueles que seguem os princípios ensinados pelos seus progenitores, como pode-se verificar em Êxodo 20:12. Os preceitos de nossos pais, quando obedecidos, nos levam a uma vida de paz e sabedoria, pois nos ensinam a respeitar e conviver bem com o nosso próximo e também como enfrentar as adversidades cotidianas.
3) Não devemos confiar nos nossos próprios esforços, mas sim em Deus.
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3:5-6
A Bíblia nos ensina que devemos entregar as nossas vidas sob o controle de Deus. Isso significa confiar que Ele é capaz de prover todas as nossas necessidades e que também nos bonificará com gratas bênçãos. Temos que entender que Ele é o nosso Pai e que, por isso, deveremos ser totalmente dependentes da sua graça e misericórdia. Sem a ação dEle em nosso favor, não somos ninguém e não conseguimos fazer ou conquistar nada. Tudo é mérito dEle. Dessa forma, não devemos colocar nossas esperanças em nossos próprios esforços ou esperar que a nossa sabedoria irá nos proporcionar uma vida feliz ou que conseguiremos sempre resolver todos os nosso problemas por conta própria. A verdadeira felicidade está baseada no temor aos princípios do Senhor. Cumprir a sua vontade sempre deve estar no centro de nossas escolhas e decisões, pois dessa forma reconheceremos a Deus como o Rei de nossas vidas.
Dessa forma, proponho uma reflexão a respeito do seguinte tópico: Será que, como jovens, estamos obedecendo esses ensinamentos básicos da Palavra?
Comentários
Postar um comentário