LIVRE ARBÍTRIO - O PODER DA ESCOLHA - Por: Euler Clemente

      

 

     Para entendermos sobre o livre arbítrio, bem como algumas de suas consequências, precisamos retroagir no tempo até a nossa criação. O livro de Gênesis ilustra a seguinte situação:

"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". Gênesis 2:15-17

     Nesse trecho, percebemos claramente que Deus concedeu ao homem o poder da escolha, mediante a obediência aos seus estatutos, pois se o homem cumprisse com seus mandamentos, Deus manteria para com ele as suas dádivas, tais como, a imortalidade, acrescida de uma vida boa, perfeita e agradável. Contudo, caso o homem os descumprisse, sofreria com a morte. Essa portanto seria a nossa primeira escolha: viver livre dentro da vontade de Deus ou desobedecer a Ele e arcar com as consequências. Ora, sabemos qual foi a escolha tomada pelo homem, conforme nos descreve o texto bíblico:

"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também." Gênesis 3:6

         A consequência disso foi desastrosa, o homem passou a ter o conhecimento do bem e do mal; perdeu a comunhão com Deus; foi expulso do Jardim do Éden, tornou-se pecador e suscetível a diversas tormentas, dentre elas a morte. Todavia, Jesus Cristo veio para nos salvar nos redimir junto a Deus e justificar nossos pecados por meio de sua graça. Logo, quem crê nEle, ainda que pereça nessa vida, terá a vida eterna com Deus.

       Assim como Adão e a Eva realizaram uma escolha a respeito do qual caminho a ser seguido, nós também passaremos por diversas situações em que nos será facultado escolher entre um caminho e outro; o certo e o errado; o bem e o mal, entre fazer a vontade de Deus, ou seguir nossas próprias escolhas. Quanto a última, já sabemos qual melhor escolha a ser adotada, tendo em vista as aflições que passamos aqui na terra.

         Quando Deus nos criou, deu-nos o livre-arbítrio - poder de escolha. Ele queria que nós, como criaturas, fossemos obedientes a sua voz e verdadeiros adoradores. Deus é perfeito, é onisciente e tem um plano magnífico para nós, basta apenas confiarmos nEle, e entregar nossas vidas em suas fortes mãos, pois Ele, mais do que ninguém, sabe o que é melhor para nossas vidas, pois foi Ele que nos fez. No entanto, muitas vezes tomamos atitudes egoístas, sem colocá-lo como participante de nossas vidas.

         Amar, por exemplo, é uma decisão e, sem o livre-arbítrio, não poderíamos amar. Cada pessoa pode escolher amar ou não amar a Deus, obedecer ou não obedecer a Deus. Deus derrama as suas bênçãos para quem escolhe segui-lo. Quem recebe a Jesus como seu Único e Suficiente Salvador terá a vida eterna. Mas quem o rejeita, sofrerá as consequências de uma vida sem Deus. Como nos mostra o livro de João Cap.3 versículos 16-21:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”

         Ao mesmo passo que nós temos livre-arbítrio, Deus labora em tudo para que a sua vontade seja feita. Nós tomamos decisões, mas Deus tem a última palavra sobre o que acontece. Há algumas pessoas que acham que não precisam dEle, pois pensam que suas vidas estão perfeitas, já que possuem imóveis, carros, bastante dinheiro.  Pensam, inclusive, que estas coisas são capazes de comprar a sua salvação. Há um trecho do filme “Deus não está morto” que revela uma das causas que corrobora para que isso ocorra:

         “Ás vezes o diabo permite que as pessoas vivam sem problemas, porque não quer que recorram a Deus.
         Seu pecado é como uma cadeia, só que, tudo é lindo e confortável lá dentro, não há a necessidade de sair, a porta está aberta. Até que um dia, o tempo se esgota, e a porta da cela se tranca, e então, é muito tarde"

         Nesse sentido, está escrito em 2 Timóteo 2:26:

“Para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.”

       Jesus Cristo padeceu para que nós possamos desfrutar de suas bênçãos, pela Sua maravilhosa graça. Contudo, se preferirmos viver endeusando as coisas dessa vida, acumulando riquezas (consumidas pela traça e a ferrugem) e não acreditarmos no nome de Jesus, seremos atormentados por toda eternidade. Atente-se para o que diz as escrituras inspiradas por Deus a seguir:

"Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade."
Romanos 2:6-11
 

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó".
Deuteronômio 30:19-20

         Caro leitor, escrevo esse texto pedindo para que você não caia nas armadilhas desse mundo, nem do diabo. Pois quero te encontrar comigo lá na glória, junto ao nosso Senhor Jesus Cristo.

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia."
João 6:44

        Deus tem um plano para sua vida hoje! Ele está falando com você e pedindo para que você abra seu coração e deixe a presença dEle tomar conta de sua vida. Não sei qual problema você está passando, mas Ele cuida de tudo, é só confiar. Assim diz o Senhor:

 

"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome."
João 15:16

 

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo."
Romanos 10:9

    

     Portanto, desejo que você possa refletir sobre sua vida e que não deixe que as coisas desse mundo sejam maiores do que aquilo que Deus quer para a sua vida, a salvação.

 

"Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça."
Romanos 6:11-14

 

        E não se deixe enganar por falsas aparências, algo que, à primeira vista, lhe trará benefícios, porém que não edificará a sua vida.

 

"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine."
1 Coríntios 6:12

 

        O segredo é a perseverança, pois com Cristo podemos ir além do que os olhos podem ver. Ele pode te libertar de qualquer vício.

 

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão."
Gálatas 5:1

 

"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor."
Gálatas 5:13

         Portanto, siga a vontade de Deus, creia em Jesus Cristo, entregue seus caminhos nas mãos dEle e descanse, pois Ele é onisciente.

"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos."
Provérbios 16:9

         Se você, hoje, ainda não escolheu seguir a Jesus Cristo, mas crê que Ele cuida de tudo e é seu Único e Suficiente Salvador, não perca tempo! Faça a seguinte oração, de forma consciente, para que Ele possa tomar conta da sua vida e te ajudar a ter a felicidade plena, seja nessa vida, ou na eternidade.

Senhor Jesus, eu te recebo como meu único e suficiente salvador, reconheço o sacrifício que fizeste por mim na cruz para me salvar de todos os meus pecados, reconheço minhas limitações, mas prometo a partir de hoje depositar minha fé no Senhor, crendo e seguindo os seus ensinamentos. Amém!”

         Se essa mensagem trouxe luz para sua vida, ilumine outras pessoas, compartilhe!

         Que a graça e a paz de Jesus Cristo nosso Senhor seja convosco!

 


Comentários

Postagens mais visitadas