Como fazer uma escolha correta - Por: Lúcio Carlos


    Durante todo o transcorrer das nossas vidas, fazemos inúmeras escolhas e tomamos decisões diariamente. A escolha do canal que iremos assistir na TV, a seleção do restaurante em que iremos almoçar com nossa família, a preferência por viajar para determinado destino específico (praia, parques, montanha) e a predileção por determinado modelo de carro. Todas essas são situações corriqueiras em que exercemos o nosso poder de decisão. No entanto, há momentos em nossas vidas em que devemos fazer escolhas que serão cruciais para o nosso futuro e, de maneira geral, tais decisões são muito difíceis de serem tomadas, em função do cenário de incertezas e riscos, nos quais as mesmas estão baseadas. Algumas dessas questões que geram enormes dúvidas são as seguintes:


1) Com quem eu devo me casar? Será que devo me comprometer com essa pessoa?
2) Será que devo permanecer próximo e ter uma amizade profunda com tal pessoa?
3) Qual profissão eu devo escolher para ser feliz?
4) Será que devo concretizar tal negócio?

        Devemos sempre procurar realizar as melhores escolhas possíveis em todas as situações. No entanto, as decisões bem-feitas são necessárias especialmente em momentos fundamentais de nossas vidas, pois se a fizermos erroneamente, podemos sofrer com consequências negativas, as quais, às vezes, podem nos afetar pelo resto de nossas vidas. Ao fazer determinadas escolhas erradas, poderemos estar trazendo para nós apenas tristeza, falta de paz e sofrimento. Por exemplo, se não sabemos selecionar bem as amizades, poderemos nos associar com pessoas de caráter duvidoso, acabar praticando os atos lícitos que elas praticam (roubo, assassinato) e destruir nossa reputação e toda a nossa vida. A Bíblia fala, em Provérbios 13:20, o seguinte:  “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. ”  Outro exemplo do efeito negativo de decisões equivocadas diz respeito ao casamento. Por exemplo, se casarmos com um alguém briguento, confuso e violento, nossa alegria e paz pode estar com os dias contados.  Tomar boas decisões é muito importante. No entanto, podemos nos questionar: Como devemos proceder para fazermos escolhas assertivas em nossas vidas? Segue então abaixo algumas dicas:

1)    Ore a Deus e peça sabedoria
Sempre, antes de tomar qualquer decisão, seja ela difícil ou não, coloque a sua dúvida em oração para a Deus e peça sabedoria e discernimento sobre a melhor atitude ou escolha a ser feita, obedecendo ao que está escrito em Tiago 1:5 – “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. ” Deus pode te dar a resposta de inúmeras formas diferentes. Em algumas situações, Deus releva a melhor solução por meio de uma convicção e certeza no coração; em outras, Ele dá sua resposta por meio de sonhos e sinais específicos e, às vezes, ele pode utilizar alguém para nos aconselhar. 

2)    Saiba ouvir conselho de pessoas maduras e experientes
Muitas vezes, ao ouvirmos orientações de pessoas que já possuem uma certa “bagagem” de vida e que passaram por diversas situações adversas e foram vitoriosas, podemos descobrir as melhores estratégias para lidar com um determinado impasse ou dificuldade, nos levando a decisões mais acertadas. A Bíblia menciona, em Provérbios 15:22, o seguinte:  “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. ” No entanto, devemos contar com o conselho apenas de pessoas de caráter idôneo, sábias, ponderadas e racionais. Algumas pessoas recomendáveis para nos aconselhar em momentos difíceis são nossos pais, avós, pastores e profissionais da psicologia.

3)    Estabeleça princípios que norteiem suas decisões e sempre os siga.
Todas as nossas ações e escolhas aqui na terra devem ser feitas de maneira a seguir sempre a vontade de Deus, conforme é expresso em 1 Coríntios 10: 31 – “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ” Nesse sentido, devemos fazer nossas escolhas baseados nos princípios bíblicos e sempre colocá-los como prioridade em nossas vidas, visto que a Bíblia expressa o desejo de Deus para as nossas vidas, conforme expresso em 2 Timóteo 3:16 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. ” Nesse sentido, as nossas decisões sempre devem estar norteadas por princípios de justiça, amor, generosidade, fidelidade, honestidade e bondade. Além disso, decisões corretas são aquelas que vão possibilitar com que tenhamos um contato mais próximo com o nosso Criador e não nos afastar dEle.

4)    Seja racional em suas decisões
Nunca devemos tomar decisões no “calor” da emoção ou quando estamos nervosos, inquietos e ansiosos, pois, nesses momentos, não conseguimos enxergar todas as nuances que envolve aquela situação. Neste sentido, é impossível tomarmos uma decisão embasada e que leve em conta os prós e contras envolvidos naquela problemática. É por esse motivo que Salomão escreve, em Provérbios 18:13, o seguinte: “Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. ”   Além disso, as nossas emoções nos levam a tomar decisões precipitadas e equivocadas, conforme descrito em Jeremias 19:7 –“ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? ”. Devemos tomar decisões apenas quando estivermos com a cabeça mais “tranquila” e capaz de analisar a situação a partir de uma perspectiva racional e equilibrada. 

        Ao seguirmos todas estas dicas, certamente seremos muito felizes em nossas escolhas. 

    Gostaria de concluir com o seguinte texto: 
                    “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. ” - Salmos 37:5

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas